Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O QUE É A SOMBRA?

A sombra é tudo aquilo que recálcamos no inconsciente devido ao medo de sermos rejeitados pelas pessoas que desempenharam  um papel fulcral na nossa educação. 
Tivemos medo de perder o seu carinho,   atenção,desiludindo-as ou criando um mal estar devido a alguns dos nossos comportamentos ou aspectos da nossa personalidade. Aprendemos a vêr o que aos seus olhos seria aceitável do que não era. Então, para lhes agradar, regalamos porções de nós mesmos para as masmorras do inconsciente. Fazemos tudo de forma a evitar a menor desaprovação verbal ou tácita da parte das pessoas que amávamos ou de quem dependiamos.
Mostramos-nos sensíveis à apreciação dos outros, gentis, educados e correctos. E, para o fazermos tivemos que recalcar tudo o poderia parecer ir nesse sentido, e que fosse vergonhoso ou repreensível. Por necessidade de afecto, confortamos-nos com as exigências, as regras e as leis que nos foram sendo impostas e camuflamos o que nos era desagradável. O sermos prestáveis era bem visto, em quanto que o pensar-se em si próprio seria considerado com uma atitude egoísta. Se obedecesse era valorizado, mas se se afirma-sse, não o era de todo. Ser doce era aceite, mas zangar-se incomodava; dissimular uma inclinação sexual por exemplo era bem visto, mas manifestá-la era reprovado, etc....
Assim, aos poucos vai-se construindo um mundo subterrâneo feito de repressões e recalcamentos acumulados durante anos. Tudo de resume, a um vulcão que pode entrar em erupção  a qualquer momento. A esta energia reprimida  chama-se SOMBRA, que não mais representa do que o contacto com o mais profundo do nosso ser, tudo o que está escondido nas profundezas da nossa alma, da nossa vida, e que deseja ser reconhecido e explorado. Admita a sua existência! Um dia, ela irá forçar a entrada do seu consciente e irá invádi-lo. Acolha-a bem, famialiarize-se com a sua SOMBRA e desabroche tudo o que até então estava reprimido. Vai crescer psicologicamente e socialmente, e vai contribuir para o seu maior desenvolvimento moral, emocional e espirutial.

"Conviver com a Sombra" - de Jean Monbourquette